sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Tudo Tem seu Tempo!




Muitas pessoas já me perguntaram: porque tua filha ainda chupa dedo? porque ela não toma mamadeira? porque ela tomou banho de chuveiro com apenas três meses?porque você não faz assim ou assado? ai, tantas perguntas...que bom se nós pudéssemos apertar o botão "mudo" na vida real!!

Algumas delas não param de contar estórias de "meu irmão chupou dedo até os quatorze anos" ou "vai ficar com a boca torta" ou "coloca pimenta no dedo que passa"... e não entendem que o negócio é puramente fisiológico/psicológico!! realmente, quem mama no peito tem menos chances de chupar chupeta ou ficar com o dedo na boca, por um simples motivo: existe o peito para saciar a chamada "fase oral" da criança, que vai aproximandamente até os dois anos de idade. Então eu deixo.Deixo porque minha filha não tem o peito para ajudar nessa transição.Deixo, não é "porque é bonitinho", mas porque não quero criar trauma nenhum em uma criança que não sabe porque não pode chupar seu dedinho,seja no auge do sono, na hora da raiva, ou simplesmente para ficar abstraindo enquanto assiste "os pinguins de madagascar" na tv.

Estou atenta as distorções que o palato dela pode apresentar por isso. Não descuido disso. Só que pra mim, isso vai acontecer com o tempo, que nem foi comigo, e não quero apressar nada. Quando ela era recén-nascida, eu me pegava pensando em comprar brinquedos que ela ainda não podia entender direito como manejar...ai eu parava e lembrava " ainda não é tempo disso" e deixava para lá. Quando eu comecei a dar banho de chuveiro nela, foi puramente por uma questão de logística: como éramos eu e o pai dela, e eu estava cesareada, ficava impossivel me abaixar para banhá-la na banheirinha...muito desconforto mesmo. E como, desde criança, escutava minha mãe dizer que "banho frio é otimo de manhã para acordar",resolvemos dar esta rotina a ela desde cedo (gente, aqui é Belém do Pará, quente pra dedéu! mal saímos do banho, já estamos suando de novo!!). Aliás, ela também não tem ar condicionado no quarto (uso o bom e velho ventilador), para que mais tarde, não se sabe onde ela estará ou qual será sua profissão, ela não se condicione a só "ficar em locais que tenham ar condicionado", como eu vejo muita mãe penar por ai e vem me dizer isso com a cara mais "acostumada" do mundo (como em uma vez que fui ao shopping, um avô queria que sua netinha tomasse o suco que ele havia comprado para ela, mas ela dizia que só ia tomar se fosse em um "canudinho rosa", e não havia nenhum por perto!!pense numa saia justa!!)...claro que conforto é bom, mas na falta de algo maior, use o ventilador! eu costumo brincar: "ei, sua conta de luz vai ficar bem menor"...mas enfim, cada um com seu jeito. 

Sara toma "ga-gau"(como ela chama) no copo de treinamento. Quando ela fez um ano e um mês, teve uma crise de bronquiolite, passamos o ano novo internadas. Pensei que fosse devido ás bactérias da mamadeira (e vai saber se não era por isso mesmo?). Na volta para casa, joguei tudo no lixo. Mil vezes copo e prato e colher normal.

Algumas das coisas que faço tem a ver com a questão da reprodução de comportamento: minha mãe fez, deu certo comigo, pode dar certo com ela. Outras eu vou puramente no instinto mesmo, como colocar noz na fervura da carne da comida dela, ou ferver a batata com a casca (depois de lavada, lógico!) para depois tirar, ou reutilizar a água das fervura das verduras para fazer o arroz...não sei se estão certos ou não, mas tem funcionado bem, principamente para o intestino dela.

Cada familia cria sua própria cultura, pois nós somos uma miscelânea gostosa da de nossos Pais e cada coisa tem que ser feita a seu tempo, além do que, cada familia tem realidades diferentes...eu ainda tenho uma cozinha legal, mas e quem não tem nem panelas decentes??? Não dá para ser do jeito que todo mundo quer que sejamos, senão cairiamos naquela parábola do velho, do menino e do burro...Sigamos vivendo nossos caminhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário