segunda-feira, 2 de abril de 2012

De tempos em tempos...

"Eu vejo uma florzinha crescer no meu jardim, tão bonitinha sim, uma gracinha enfim, com seus olhinhos brilhantes plimplim olhando para mim..."

As vezes eu paro para observar as novidades: ela agora anda se balançando ao som da turma da mônica, os dedinhos estão maiores, mais longos e fico imaginando uma bela pianista, ou uma violoncelista maravilhosa (que Amy Chua não me ouça). Ela corre com os colegas na escola, e enquanto isso, eu fico olhado as mães, avós e babás falarem para as crianças não correrem pra não ficarem suadas (putz, acho que elas não sabem que até no ar condicionado, você sua...), vejo o quanto algumas crianças são "cerceadas" no melhor da brincadeira. Não pode pular, porque pode cair, não pode correr, porque vai ficar todo melado (como me disse a babá hoje: "tipo, e se vier alguém de fora e quiser abraçar a criança, ela vai estar toda cheia de suor"?? eu fiquei pensando: ué, QUEM vai chegar da rua e pegar na criança, FORA do horário da aula??? a mãe, né?? e dai?? a mãe não gosta do cheirinho de suor do seu filho??? mas porque essa preocupação, se todos vão acabar tomando banho no final do dia, antes de irem para casa?? por que ela não diz logo "que é para não sujar a roupa para ela poder colocar na criança no dia seguinte o mesmo uniforme (YES, é isso!!!)?? e o que a criança pode fazer então? ficar parada, vendo todo mundo se divertir, rir, se pintar, se sujar?? EU não vou ficar doida e ficar todo o tempo o nome da minha filha, senão acaba gastando :): menina, não faz isso, menina, não faz aquilo, cuidado meninaaaaa!!! ai, me dá nas tamancas!! aaahhhh, se elas soubessem o quanto Sara caiu, se arranhou, suou, se sujou!!! "eu não fico nem um pouco preocupada" -falei- "sou eu quem lava as roupas dela mesmo, sou eu quem dou banho, dou almoço, deixo brincar, cair...é sinal de saúde!" :) Ai, eu nunca sei o que elas querem dizer com o olhar que elas me lançam: se é de pena ou aquele "meu deus, ela é doida" kkkkkkkk... 

Eu quero uma infância sadia pra minha filha! uma infãncia em que se possa correr, brincar, subir em árvores (eu sou desse tempo), tomar banho de chuva debaixo da chuva ou naquela bica da casa do vizinho, quero que ela fique fascinada por um grupo de música (tipo Menudo ou Polegar), que goste de ir ao cinema com os pais, que encare a vida como uma aventura e não fique se preocupando com o dia de amanhã (como eu, que era superpreocupada com coisas de adulto, mesmo sendo criança), que curta cada estrelinha no céu, e me diga um novo final para uma velha estória. Tudo bem, pode ter alguns frufrus, algumas frescurinhas de menina, mas que não seja uma garota que só queira ser amiga de alguém porque aquele alguém tem carro, ou porque vai nas baladas, ou porque é bonitinho, que só queira comer arroz e feijão. Quero que ela sinta orgulho de mim, do pai dela, das coisas que passamos para que ela fosse feliz. Quero muito, que quando chegar o meu dia, eu possa dizer "completei minha missão, está tudo bem, posso ir em paz"... Porque tudo que foi feito, foi do meu jeito meio incerto, mas foi com todo o coração.

Então, outro dia eu estava pensando em uma forma de que ela realmente entendesse e valorizasse isso tudo, da forma mais natural possivel. E me lembrei que adorava as estórias dos escoteiros sobrinhos do Pato Donald, que tive um primo escoteiro lá no Rio de Janeiro, e uma amiga do segundo grau aqui em Belém que era bandeirante e ela pelo menos, era meio doidinha = do gênero, alegre, extrovertida, que te faz ver o mundo com outros olhos, e adorava me explicar o quanto era bom participar de um grupo assim. E agora, digitando este post, me veio á mente a figura da Flor de Liz (não sei o motivo de ter pensado nela, especificamente!) para pôr como figura do texto, e pasmem: A flor de Liz é o simbolo do Escotismo!!!


Mais,na net:
Detalhe: só em Belém temos 16 grupos de escoteiros, e 40 contando todo o Estado!! Escolha um que seja próximo da sua casa para que seu filho participe, se ele já tiver idade. Depois da experiência da amamentação, exterogestação, maternação consciente, fraldas e calcinhas de pano, acredito que esta é mais uma etapa que devamos dar de presente aos nossos filhos, como uma continuidade de tudo o que estamos mostrando a eles desde pequenos; e hoje em dia é mais uma opção construtiva de fortalecimento do caráter, ao invés das tradicionais escolinhas de balé, futebol, natação e inglês, que tem seu valor, mas que na minha opinião cansam muito corpo e mente, com fórmulas muito pré estabelecidas (leia-se decorebas) de como, onde e porque fazer, esquecendo que o "descobrir as coisas por sí só" também é muito legal!  :D
Então, o que vocês acham??? Quem quer ser escoteiro levante a mão!!

Um comentário: