sexta-feira, 23 de novembro de 2012

da Viagem à cidade Fortaleza...

Amei Fortaleza. Aí alguém pode dizer:"ah, mas você ficou só na parte legal, onde tem praia e tudo é arrumadinho para satisfazer o público turista". Eu digo, "não, não fiquei só na parte bonitinha". Por isso que eu gosto de andar de ônibus, diferente de muita gente que eu ví lá, que fazia questão de andar só de van do hotel, que tem hora marcada para ir ou voltar e custa o olho da cara ou que ficou só na feirinha da orla. De ônibus, se percebe mais as ruas, não se tem hora pra ir ou voltar, nos preocupamos menos em onde estacionar e curtimos mais o ambiente, a cidade, seus atrativos, visualizamos mais as diferenças e costumamos voltar com a sensação de "nada como o nosso lar".

Então eu conto o que eu percebi, já que eu nunca dizia para ninguém"olha eu não sou daqui", justamente para não chamar a atenção, aliás, só quem sabia disso eram os funcionários do hotel mesmo :) :

- Os motoristas de ônibus e passageiros tinham um respeito sem igual pelos idosos, pelas mães com filhos no colo, pelas crianças. E eram respeitados também pela policia. presenciei a seguinte cena: vários rapazes e moças entraram no ônibus e ficaram na parte de trás. vinham se esgoelando e falando alto, parecia que só eles estavam no ônibus. em uma parada, três desceram correndo, pela porta de trás, não pagando a passagem. o cobrador avisou o motorista que cerrou as portas, e só foi parar alguns metros na frente, aonde tinha uma viatura policial. O motorista falou com os policiais, que fizeram todos os rapazes e as moças do grupo  descerem e serem revistados. Os deixamos lá e só depois seguimos viagem. Em nenhum momento os policiais destrataram o motorista ou os outros passageiros.em nenhum momento eles foram rudes com as pessoas do grupo que desceu, mas foram firmes na voz e souberam impor autoridade. tão diferente do que seria se fosse em minha cidade...

-O povo vai á praia!!! para mim, cuja praia mais próxima fica á 78 km da capital, foi maravilhoso ver como eles curtem mesmo!! acho que deve ser o itinerário número um dos finais de semana! a impressão que eu tive é de que TODA a cidade tinha descido para pegar uma onda, tamanha a quantidade de gente, com prancha de surf, bebês, idosos, familias inteiras!!!foi incrivel, uma maravilha mesmo!

 -O sol nasce antes das 05:53 da manhã, e em compensação, ás 16:30 já começa a escurecer!! caraca!! e aqui em Belém, que ele só nasce por volta das 06:30, foi como se houvessem me acordado de madrugada, foi dificil, porque eu fiquei com o meu "fuso horário" interno super desregulado, ia dormir muito tarde (01:00 da manhã), acordava cedo demais (kkkkk) mas qual não foi a minha surpresa ao constatar que tinha muita gente já andando no "calçadão"?? se eu não estivesse "a trabalho", já iria aproveitar também.

-O tom de voz é tudo! até que eu achei o sotaque de Fortaleza bem parecido com o nosso, não senti tanta diferença no falar.

-As empresas investem no meio ambiente! não só na orla, mas em alguns outros lugares da cidade, haviam plaquinhas indicando que "aquele local era mantido por tal grup" ou tal empresa. Não deixa de ser marketing, mas desse tipo, que deixa tudo limpinho e gostoso de estar perto, é muito bom!! :)

- O clima maravilhoso. bem ameno, não tão quente quanto aqui, a brisa do vento se fazia sentir em toda a cidade.

Senti falta demais da NOSSA CHUVA da tarde!!! pelo menos, na semana em que eu estive lá, não choveu UMA GOTA...fiquei tão triste ;)

Qunato ao Hotel, eu fiquei satisfeita: tinha internet, mas não Wi-Fi (tinha que ter cabo pra acessar), então que tive que achar uma lan house (na galeria do Mac Donald´s , seguindo pela orla tem, Ufa!). Eu tenho uma sorte com os hotèis que eu escolho, sempre são aconchegantes, familia, com cara de casa da gente, simples mas organizados, não tem aquele tumulto de muita gente entrando ou saindo, tranquilo...na hora em que cheguei, uma familia de cinco pessoas estava fazendo o check in, eram três crianças (uma bebê) e os pais. O rapaz da portaria estava sendo super acolhedor e inclusive conversava sobre o tamanho da cama que tinha no quarto, e se dispunha a colocar no quarto mais uma de solteiro, caso a de casal que tinha lá não desse para todos ou se o casal quisesse mais conforto. Me ganhou de cara!!

link do site do hotel: eles respondem, viu?não se preocupe!

bjss. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário