sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Mágica do Bê-á-Bá.

Imagem retirada de portuguesembadajoz.wordpress.com


Eu ainda fico feito bolha de sabão, quando escuto Sara, os pouquinhos, começar a formar frases e gostos e dizer o que quer e o que não quer...lembro de quando começaram os ruidinhos gostosos de nenén recén nascido (òoo,ùuuu,áaaa), depois os báa,bóo, depois as "conversas" que pareciam cantoria e que ás vezes ela fazia sem parar para respirar(como quando fomos pra Mosqueiro pela primeira vez, e ela colocou os pés na areia, e ficou tomando sol na praia, e quando voltou pra casa,aninhada no colo da tia Carol, contou tooooodddaasss, por mais de quinze minutos), como se estivesse contando uma estória muito engraçada ou tentando dizer o quanto tinha sido bom o dia dela e o quanto de coisas legais ela tinha visto, feito, tudo colorido com aquela risadinha maravilhosa de bebê que a gente não esquece...

As pessoas se preocupam tanto com que idade a criança vai começar a andar, ou falar, que esquecem de curtir esses momentos únicos que eu só posso quardar na mente e no coração!! eu tenho uma vizinha que a bebê dela, até então com 1 ano e quatro meses, não andava, e ela pensava que era "anormal" pra idade dela...quem disse isso pra ela,gente???ainda não tinha andado porque apesar de ela já ter essa idade, ainda não estava preparada, neh? Sara mesmo só andou com 11 meses, só iniciou a "falar" mesmo agora, com 1 ano e 11 meses, e eu não me descabelava por nada disso!!...

Primeiro, ela só emitia sons parecidos com uma palavra, depois imitava as palavras, mas não sabia o que queria dizer, depois foi "conectando" as palavras com a mesma situação ou coisa que ela entende ser pra ela, e a pouco tempo ela começou a formar pequenas frases, tipo:"qué comê", "qué ábua", "tia caol banbanho(tia carol tomando banho)", "pichá com a mini(passear com a minie,nossa cadela)", "cato miau comê(gato quer comer)", "sapato" e a preferida: "qué chuco(suco)", além de "lindo, lindo, qué lindo"(agora tuudo é liindo-as ávores enfeitadas, as luzinhas piscando, um guardanapo de mesa bordado-kkkk).

A cada dia eu fico surpreendida com essa mágica do Bé-a-bá! fico imaginando como é que essa linguagem foi parar na boca do bebê, e fico dando risada sozinha a cada "exposição de vontades" da minha filha! outro dia, eu estava dando banho nela,e um pouco de água caiu nos seus olhos...ela virou pra mim e disse "não faça isso, mamãe!" como se eu tivesse deixado cair água de propósito...quando já está satisfeita, também fala "não qué mais,mamãe" e ás vezes eu prontamente acolho a sugestão, outras eu tento só mais um pouquinho, ás vezes eu coloco pouca comida no prato e ela pede "mais, mamãe" ou outro dia, quando ela falou o "bom dia,mamãe" e já era de noitinha :):):)  

Ai vem aquela sensação gostosa, sabe, a mesma de quando você sente os bracinhos do seu filho ao redor do seu pescoço, te abraçando pela primeira vez?? aquela sensação de aconchego, de querer bem, de que tudo está caminhando, de que tudo está acontecendo no seu tempo, sem pressa, sem furdunço, sem agonia? é isso!...eu adooooro isso!! só as conversas muito longas que ela ainda continua a fazer naquela lingua do "p"- que eu tento, tento, forço a imaginação mas não consigo falar igual ,kkkkkkk- e as gesticulações "enormes de grandes", de quem está vendo um elefante no meio da sala e aquelas caretinhas que me matam de rir, como se algo muito importante estivesse sendo falado com uma urgência danada, logo depois seguidas por uma explosão de risadas que eu não consigo descobrir o motivo...e eu continuo achando o máximo vivenciar essa mágica no dia-a-dia e ter todo o tempo do mundo para vê-la florescer...ah, a mágica do crescimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário