sábado, 11 de junho de 2011

MEU Mamaço Inesquecivel - 05/06/2011

çJá comentei aqui sobre minha quase-nada-prática forma de amamentar...a estória toda é que eu tive uma cesárea, depois de sete horas e meia de bolsa rota, fui "afoitamente" para a maternidade, e apesar de ter ido a um grupo de gestantes (e participado de uma reunião apenas), nada disso me preparava para o parto em si. Eu esperava que tudo corresse como vemos nas novelas, onde bolsa rota é sinal de um parto rápido. Não digo "parto rápido e dolorido" porque seria impossivel dimensionar uma dor que nunca senti, mas que já tinha ouvido falar que "era igual á dor de dente". Bom, eu já tive dor de dente, daquelas que nem pensar positivo ou pensar em chocolate ajuda, então eu achava que dava conta. Mas eu não tinha contrações (=dor)!!! E na minha cabeça, as dores SEMPRE deveriam vir antes da bolsa romper ou durante o trabalho de parto....a bolsa estava rompida e contrações ZERO(cadê as benditas dores???? eu queria "sofreeeer"!!!!) a reunião que comentei ter assitido no grupo de gestantes falava que o parto de primeiro filho podia ser demorado, do mecanismo que o corpo fazia pra "expulsar" o bebê...mas não falava nada sobre bolsa romper antes das contrações!!!! hoje eu sei, com certeza, depois de ter resolvido voltar ao grupo após o parto, que eu definitivamente tinha "cabulado" essa aula...

Então, com a cesárea, veio meu maior medo: não conseguir amamentar minha cria(meu maior sonho). Eu fui uma das mães que infelizmente tentou, mas talvez , não sei se por falta de convicção nos meus apoiadores, ou por achar que seria mais "cômodo"apenas tirar leite pela bomba, mais o estresse de estar em casa alheia e não conseguir fazer mil coisas ao mesmo tempo(comer,tomar banho, lavar roupinha,dormir) que eram necessáreas, acabaram me desestruturando um pouco(até hoje não sei se o que eu tive foi TPP-tensão pós parida ou esgotamento fisico-mental) e deixei passar...e me arrependo amargamente. Uma vez, observando uma das moças do grupo de gestantes amamentar, eu vi os olhinhos da bebê olhando para ela com aquela mesma expressão com que o gato de botas olhou para o Shreck... e chorei...nunca tinha visto tanto amor, tanto carinho em um olhar, "ao vivo e a cores" como naquele dia.

Assim, como algumas das mães que lá estão, eu abracei uma causa: Apoiar, defender e orientar mães, pais, avós, tios que eu encontrar sobre a importancia da amamentação!!! Associei-me  a uma Ong, a AMAMEN- Associação dos Amigos da Amamentação, que trabalha junto ao Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará, com postos de coleta nos Hospitais Guadalupe e Beneficiente Portuguesa (hospitais amigos da criança), além da parceria com os Bombeiros da Vida, que se dispôem á prestar apoio ás mães na coleta de leite materno excedente, para os bebês que a Santa Casa abriga em condições de prematuridade ou por apresentar algum impedimento mateno no aleitamento nas primeiras horas de vida.
Em Belém, numa manhã muito bonita e fresca do dia do Meio Ambiente, aproximadamente 30 mães participaram do "Mamaço Nacional" descrito no post anterior. Tivemos primeira capa no Jornal "O Liberal" de segunda feira 06/06/2011, e artigos com  fotos publicados no Jornal "Amazonia" e "O Diário do Pará".       

Foi um dia maravilhoso para mim... depois do evento, de vez em quando eu ia lá na máquina e rodava as fotos de novo....foi muito especial!!!

Link da entrevista com a Cynara, cordenadora do Banco de Leite da Santa Casa:
http://youtu.be/Vc-R5XucUA8

Link do minifilme que fiz com a minha câmera:
http://www.youtube.com/watch?v=Vb8lsfjIKEQ
Aqui, algumas fotos que fiz durante o evento:

Coordenadores da Amamen, Sling Barrigando, Santa Casa de Misericórdia de Belém

Dr. Helio Franco (nosso Secretário de Saúde)Sara e eu.

Sara e Márcio ( com a lacinho dourado)

Loyda e Liz(Sling Barrigando) Tayla e Isaque.

Uma Geral

o Banner e a Vida real

Mamãe e Nenén

Leila da Jade, Michele da Clarice e Paty da Sara.

tentando consertar um balão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário